Passo 1: A busca
Procure uma agência qualificada que tenha boas recomendações para contratar uma babá. Com o perfil da babá que busca junto de uma boa seleção com certeza você ficará tranquila e despreocupada.
Passo 2: Faça perguntas esclarecedoras:
1 – Fale sobre você e sua experiência com crianças.
2 – Por que você acha que as crianças gostam de você?
3 – Qual é a idade que você prefere cuidar?
4 – Que tipos de atividades você gosta de fazer com as crianças de idades diferentes?
5 – Alguma vez você já teve uma diferença de pensamento com os pais que você trabalhou para, ou se há algo que pediram para fazer e que você teria feito diferente?
6 – Como você até hoje fez para impor a disciplina com as crianças que cuidou?
7 – Você pode me dizer sobre uma situação de emergência que você já passou no seu trabalho como babá, ou algo que te assustou?
Passo 3: Fale abertamente com as referências
Portanto faça perguntas objetivas: “O que você não gosta nessa babá? Quais foram as coisas que ela fez que te incomodaram?” Fazendo perguntas assim, é muito mais provável que você consiga uma resposta direta e simples.
Passo 4: Saiba que tipo de pessoa ela é
Pergunte sobre o que elas fazem fora do trabalho. Por exemplo: que tipo de passatempos/interesses você têm. O que costuma fazer no final de semana ou horas livres. Fazer estas perguntas, te dá uma idéia melhor de quem ela é. Lembre-se, ela vai trabalhar com sua família, por isso, é preciso ter alguma afinidade a nível pessoal.
Passo 5: Confie na sua intuição
Para mim, uma das coisas mais surpreendentes sobre contratação de babás é o quanto parece um namoro! Quando entrevistamos potenciais babás, pode ser que tudo pareça perfeito no papel (toneladas de experiência, referências brilhantes), mas algo não vai clicar, ou eu vou ter uma sensação estranha de que algo não está certo. É uma relação tão pessoal e íntima, e você quer encontrar alguém que você e seus filhos vão se apaixonar e que você pode confiar. Talvez você esteja pensando “nossa, se ela soubesse como tá difícil encontrar uma ajudante, agora ainda querer ter química boa?!”. Eu sei que está muito difícil de achar babá/empregada no Brasil e talvez você possa ignorar esse tópico. Só quis fazer uma lista completa, mas os ajustes fazem parte da vida e a regra básica do mercado procura x demanda, também. Igual receita de bolo, se não der para fazer a cobertura, é só ignorar e se deliciar com o recheio.
Espero que essa lista seja útil para algumas de vocês. E se você já teve boas experiências com babás, ou se tem uma experiência boa no berçário, conte para a gente! Essa é uma decisão difícil para muitas mães e nada como poder contar com a força que existe quando as mulheres se propõem a se ajudar.